top of page

II Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba

        Para dialogarmos e assim avançarmos nas questões ambientais tão importantes para o momento histórico em que vivemos, a Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba) realizou o II Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba, entre os dias 4 e 6 de dezembro. Os encontros aconteceram no Simespi e na sede da OAB.

       A estruturação do município para práticas mais sustentáveis através do acompanhamento da elaboração e da implementação do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas é uma das diretrizes de atuação da Comclima e foi assunto abordado nas quatro palestras que compuseram o Ciclo. Abaixo é possível ler um breve resumo sobre os encontros e também ter acesso aos materiais compartilhados pelos(as) palestrantes.

Iniciativa Construindo Cidades Resilientes e suas ferramentas de autoavaliação para elaboração de Diagnósticos Municipais, com Heloísa Fava Fagundes

       A abertura do Ciclo aconteceu no dia 4, com uma palestra intitulada “Iniciativa Construindo Cidades Resilientes e suas ferramentas de autoavaliação para elaboração de Diagnósticos Municipais”, com Heloísa Fava Fagundes, que é coordenadora de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SP) e membro do Comitê Cidades Resilientes.

        Na ocasião, Heloisa compartilhou experiências da cidade de Campinas, que é o primeiro Centro de Resiliência do Brasil. Ela apresentou informações sobre a criação do Centro de Operação e Emergência, do Sistema Integrado Geofísico e destacou a necessidade do trabalho em equipe para que seja possível enfrentar os desafios climáticos atuais.

Palestra: (clique sobre o título para iniciar o download)

image.png
image.png

Fotos: SIMAP

Políticas Climáticas e Mandatos Legislativos no Brasil, com Ayri Saraiva Rando, assessor parlamentar do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” e Sílvia Morales, vereadora pelo Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”

         No segundo dia de evento, Ayri falou sobre a participação popular em temas de interesse público como as mudanças climáticas, e apresentou informações sobre métodos participativos, como a assembleia cidadã. Também compartilhou o fato de que há um plano de ação já elaborado para a realização de uma assembleia cidadã sobre clima em Piracicaba.

         Sílvia iniciou sua fala com a reflexão sobre o “pensar global e agir local”, abordou temas como a resiliência urbana, o direito à cidade, compartilhou informações sobre práticas já existentes em outros territórios, como ações de mobilidade, compostagem, drenagem e reuso de água da cidade de Bogotá, na Colômbia. Também trouxe apontamentos sobre iniciativas propostas para Piracicaba, como o IPTU Verde e o Código Florestal Municipal.    

image.png

Palestras: (clique sobre o título para iniciar o download)

Fotos: SIMAP

Instrumentos da Política Urbana: Plano Diretor e seu papel no enfrentamento às mudanças do clima com Lígia Duarte, Diogenes Cortijo Costa, Mariana Cortijo Costa e Aline Meme Gallo

       Também no dia 5, foi realizado um encontro cujo tema versou sobre o planejamento urbano, tanto em seus aspectos mais amplos, como demonstra a Nova Agenda Urbana da ONU para 2030, a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Cidade, como em seus instrumentos específicos a serem aplicados no município, a exemplo do Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba.

        O prof. Diógenes iniciou as palestras trazendo o histórico de urbanização e expansão das cidades e suas consequências, especialmente na mobilidade urbana. A arquiteta Lígia apresentou processos de elaboração do Plano Diretor, e a advogada Aline explanou sobre o tema da justiça socioambiental e sobre como o planejamento de políticas públicas municipais se relacionam com as mudanças climáticas.

Palestras: (clique sobre o título para iniciar o download)

image.png
image.png

Fotos: SIMAP

Plano de Adaptação e Resiliência Climática nos municípios do Estado de São Paulo,
com Jussara de Lima Carvalho

        O encerramento do Ciclo aconteceu no dia 6, quando a convidada Jussara de Lima Carvalho, que é Assessora de Mudanças Climáticas da Subsecretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Coordenadora Geral do Projeto Municípios Paulistas Resilientes, abordou temas como o Guia para a Elaboração de Planos de Adaptação e Resiliência Climática desenvolvido estado de São Paulo,  que visa apoiar os municípios nessa elaboração, e fez também referência aos dez passos essenciais que compõem o Índice de Capacidade de Adaptação e Resiliência às Mudanças Climáticas.

Palestra: (clique sobre o título para iniciar o download)

image.png
image.png

Fotos: SIMAP

bottom of page