top of page

3º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas acontece

entre os dias 25 e 29 de junho

Com atividades que abrangem diversas propostas, o 3º Ciclo de Eventos começa na terça-feira, 25, e segue até sábado, 29, com exibição de documentário, cinedebate, oficina, bate-papo e roda de conversa. A programação é livre e gratuita e acontece no Sesc Piracicaba e na Casa do Hip Hop. Os principais temas estão relacionados à água, às áreas verdes protegidas e à arborização urbana, à mobilidade sustentável, à alimentação, à incidência em políticas públicas e as convergências com a questão das mudanças climáticas. Os diálogos privilegiam o contexto de Piracicaba com o propósito de fomentar reflexões e possíveis ações no território. 

A abertura do Ciclo acontece na terça-feira, 25, às 19h30, com a exibição do documentário “Água que falta” seguida pelo cinedebate “Impactos do clima em mudança sobre as nossas águas”. A atividade propõe um bate-papo a partir do documentário, bem como abordagens sobre como as mudanças climáticas impactam a segurança hídrica em Piracicaba e nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Como convidados estão Edson Grandisoli (diretor do Movimento Escolas pelo Clima), e Andrea Borges (gerente técnica do Consórcio PCJ). As atividades de terça a quinta acontecem no Sesc Piracicaba. 

Já no dia seguinte, quarta-feira, 26, também às 19h30, ocorre a oficina “Mais Verde, menos quente”, conduzida pelo Engajamundo. Nesse encontro, os participantes serão convidados a praticar o jogo “Caminhos para a solução”, uma metodologia criada e conduzida pelo Engajamundo. A atividade incentiva o pensamento crítico para a resolução de problemas socioambientais, despertando as pessoas para a ação. O tema central aborda as áreas verdes protegidas e a arborização urbana como medidas de adaptação ao clima em mudança. Durante o jogo, os participantes poderão contar com a contribuição de alguns especialistas, a fim de que boas soluções sejam criadas. Participação de Demóstenes Ferreira (Esalq), Tainá Sterdi (Unifesp), Marcelo Leão (Propark). 

Na quinta-feira, dia 27, às 19h30, acontece o bate-papo “Virando a esquina: caminhos para a mobilidade sustentável”. Na ocasião, se pretende traçar, junto aos participantes, caminhos para uma mobilidade funcional e sustentável. Para além dos desafios no ir e vir, e sua intrínseca relação com as mudanças climáticas, busca-se pensar sobre alternativas que perpassam tanto a mobilidade ativa (sem uso de motor), quanto a motorizada. Com Gisele Bortoleto (professora da Fatec); Mirian Rother (pesquisa mobilidade por bicicletas em Piracicaba) e Nara Perobelli (assessora plena de Campanhas e Mobilização em Clima na Purpose Brasil). 

O Ciclo se encerra no sábado, 29, com duas atividades na Casa do Hip Hop. Na parte da manhã, das 9h às 12h, acontece a roda de conversa “Alimentos saudáveis e mudanças climáticas: uma partilha de experiências”. O diálogo visa perpassar pelos desafios locais e possíveis alternativas que possam contribuir com a segurança alimentar no município de Piracicaba. Com Savana Fernandes (Coordenadora de segurança alimentar da Smads); Ubirajara Sabino (coordenador geral da Casa do Hip Hop); Wagner Ramalho (idealizador e coordenador do Prato Verde Sustentável - SP); Felipe de Almeida (agricultor agroecológico - Sítio Guaíra - CSA Piracicaba) e Gabriel Quintana (analista de clima e emissões do Imaflora). 

Já no sábado à tarde, das 14h às 17h, ocorre o encontro de encerramento “Piracicaba pelo clima”, que oportuniza o envolvimento da população com questões relacionadas às mudanças do clima na cidade, tendo como foco a elaboração de políticas públicas e a mobilização popular diante da urgência do tema. Serão destacados os principais encaminhamentos das atividades anteriores do Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas, por meio de um método inovador e participativo, que visa chegar aos principais pontos produzidos durante os encontros, que podem ser priorizados e encaminhados no âmbito da Comclima. Com Karine Faleiros (Corredor Caipira) e Kelly Monaco Coletti (Gmea). 

O 3º Ciclo é uma realização da Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba), com apoio do Sesc Piracicaba, do Engajamundo, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (Gmea) e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap). A proposta faz parte da programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba (Simapira).

 

Serviço: 3º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba, de 25 a 29 de junho, no Sesc Piracicaba (Rua Ipiranga, 155, Centro) e na Casa do Hip Hop (R. Jaçanã Altair Pereira Guerrine, 188, Higienópolis). A programação é livre e gratuita.

Divulgação geral.jpg
bottom of page